Jogo Digital para Aprendizagem

Desenvolvido por: Marcus Vinícius Cardoso de Melo

Orientação: Prof. Me. Tiago H. F. Segato

Ano: 2019

Tecnologias: PWA, Ionic, FireBase

Categoria: Tecnologia, Aprendizagem


Resumo

Uma boa aprendizagem requer interesse e motivacão do aluno para aprender. Os métodos tradicionais de aprendizado não parecem suficientes para tal engajamento e por isso os jogos são relevantes estratégias de ensino. Nesse contexto, os jogos didáticos ganham força como instrumento pedagógico para estimular o interesse e a motivação do aluno. Utilizando as novas tecnologias, este trabalho propôs e avaliou o uso de um jogo digital baseado no clássico jogo “Perfil”, como ferramenta de auxílio de aprendizagem para alunos e professores do ensino médio do Instituto Federal de Brasília. O jogo foi criado e aplicado em uma das turmas do instituto. O resultado foi satisfatório e mostra que o jogo tem potencial para fortalecer os recursos educacionais digitais para o ensino básico brasileiro.

Palavras-chave: aprendizagem; jogo perfil; mobile; ensino; aluno.

Sistema atual

Atualmente o sistema conta com as seguintes funcionalidades:

  • Login;
  • Lista de matérias (apenas geografia);
  • Lista de desafios;
  • Resultado;
  • Pontuação dos alunos;
  • Desempenho do aluno.

Projetos Futuros

  • Incluir novos módulos e aperfeiçoar a usabilidade da interface gráfica;
  • Realizar novos estudos de caso com outros professores e em diferentes turmas, não apenas no ensino médio;
  • Disponibilizar a funcionalidade de cadastro de desafios, tornando o jogo mais dinâmico.

Caso você queira contribuir de alguma maneira para esse projeto preencha o formulário abaixo com seus dados e sua colaboração.

Nome
E-mail
Mensagem
Formulário enviado com sucesso!
Ocorreu um erro ao enviar o formulário. Verifique todos os campos novamente.
Rolar para cima