IA e segurança Jurídica

Desenvolvido por: Marcella Queiroz de Castro

Orientação: Prof. Me. Tiago H. F. Segato

Ano: 2024

Tecnologias: PLN e Machine Learning

Categoria: Direito


Resumo

O presente estudo busca ponderar quanto aos reflexos da Segurança Jurídica em sua apreciação nas decisões judiciais e adentrar na demonstração de uso de meios tecnológicos para auxiliar na previsibilidade dos resultados das demandas submetidas à apreciação do Poder Judiciário por meio da identificação de divergências jurisprudenciais. Propõe-se, com esse objetivo em vista, a utilização de técnicas de Processamento de Língua Natural (PLN) e Aprendizado de Máquina para identificar divergências jurisprudenciais nos tribunais brasileiros. A metodologia inclui a extração de 3.163 acórdãos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, o pré-processamento dos dados, uso da técnica de Word2Vec para definição de embeddings para cada palavra e análise de acórdãos via clustering para identificar semelhanças textuais e divergências nas decisões judiciais. Exemplos específicos de divergências jurisprudenciais são apresentados, demonstrando como a tecnologia pode auxiliar na uniformização das decisões.

Palavras-chave: Segurança Jurídica. Uniformidade da Jurisprudência. Processamento de Linguagem Natural. Word2Vec. K-Means.

Projetos Futuros

  • Fomentar a interdisciplinaridade, incentivando estudos que unam profissionais e acadêmicos das áreas jurídica e técnico-informática;
  • Alinhar o PLN e a IA para avançar campo jurídico;
  • Fornecer auxílio ao Direito no apontamento de casos divergentes da jurisprudência.

Caso você queira contribuir de alguma maneira para esse projeto preencha o formulário abaixo com seus dados e sua colaboração.

Nome
E-mail
Mensagem
Formulário enviado com sucesso!
Ocorreu um erro ao enviar o formulário. Verifique todos os campos novamente.
Rolar para cima